ARTHUR CRABTREE

A Madona das Sete Luas (1945)

Madonna of the Seven Moons (A Madonna das Sete Luas, Inglaterra, 1945, 100’ na versão original, 88’ na versão lançada nos EUA’, p&b, drama psicológico). Direção: Arthur Crabtree. Roteiro: Roland Pertwee, baseado na novela de Margery Lawrence. Com Phyllis Calvert (Maddalena Labardi / Rosanna), Stewart Granger (Nino Barucci), Patricia Roc (Angela Labardi), Peter Glenville (Sandro Barucci), John Stuart (Giuseppe Labardi), Nancy Price (Mama Barucci), Reginald Tate (Dr. Charles Ackroyd), Jean Kent (Vittoria), Peter Murray-Hill (Jimmy Logan), Dulcie Gray (Nesta Logan).

Produzido pela companhia inglesa Gainsborough Pictures dentro da onda dos filmes psicanalíticos surgidos entre o fim da guerra e o imediato pós-guerra, como Lady on the Dark (1944), de Mitchell Leisen; The Seventh Veil (O sétimo véu, 1945), de Compton Bennett; Spellbound (Quando fala o coração, 1945), de Alfred Hitchcock, It Had to Be You (1947), de Don Hartman e Rudolph Mate, Madonna of the Seven Moon (A Madonna das Sete Luas, 1945), de Arthur Crabtree, causou forte impacto em seu tempo, como se pode perceber por este comentário de um fã na Amazon, que viu o filme aos nove anos de idade: “I was taken to see this film by my parents (in the first week of April 1945) and so had no option but to sit through it. The scenes involving the change of mood in Maddalena when her split personality came into play, accompanied by matching music, I found absolutely and completely terrifying, so much so that I hardly dared look at the screen for fear of what would happen next. Sinister, mysterious, shadowy, menacing – these were my impressions of the film. To see it on video many years later was to be reminded vividly of these childhood reactions. An absolutely unique film!”.

Madonna of the Seven Moon, ousava apresentar um tema escabroso, décadas mais tarde revisitado, com maior atrevimento e escândalo, por Luis Buñuel em Belle de Jour (A bela da tarde, 1967), adaptado da novela Belle de Jour (1928), de Joseph Kessel. Aqui, a bela adolescente italiana Maddalena Labardi (Calvert), vivendo num convento, é estuprada por um campônio durante um passeio no bosque. O ataque deixa-a mentalmente perturbada. Mas, sem perder tempo com o que ocorre à personagem após o ataque, o filme salta muitos anos no tempo para encontrar Maddalena casada com o rico Giuseppe Labardi (John Stuart) e mãe de uma filha adulta, Angela (Roc, com 29 anos, mesma idade de Calvert à época do filme…).

A família de bem vive na Inglaterra, cercada de amigos importantes. Mas o trauma sofrido pela dama na adolescência subjaz no fundo de sua alma. Durante uma recepção em sua mansão, Maddalena, entretendo seus convidados, sente-se mal e desmaia, sem saber bem porque, ao ver Sandro Barucci (Glenville), um playboy interessado em Angela. Mais tarde, Maddalena foge de casa, desaparecendo dentro da noite. Angela decide investigar o paradeiro da mãe e acaba encontrando pistas que a levam à Itália. No período em que perde a consciência, a socialite assume outra personalidade: a de uma cigana selvagem. A amnésica socialite Maddalena agora encarna a selvagem cigana “Rosanna”!

Rosanna tem um quarto reservado para si num bairro popular de Florença, em casa da “mãe” Barucci. Tal como Maddalena nunca imaginou manter outra vida como Rosanna, também Rosanna não guarda memória alguma de sua vida como Maddalena: no toucador de seu quarto pobre, ela se transforma ao usar um par de brincos dourados com pingentes de sete luas – como as sete luas esculpidas na fachada da casa dos Barucci. Na pele de Rosanna, Maddalena entrega-se sem pejos ao amor louco com seu amante de longa data, o bandido cigano Nino Barucci (Granger), tão apaixonado por ela que aceita suas idas e vindas sem questionamentos, embora às escondidas tente descobrir para onde ela vai quando desaparece.

Em sua desesperada busca pela mãe evaporada, Angela é acompanhada pelo falso amigo Sandro, sem desconfiar que esse malandro, disfarçado de playboy, trama na verdade aplicar-lhe um golpe, filho que é do bandido Nino. Por fim, Angela, chocada, descobre toda a verdade sobre a cigana Rosanna, sua própria mãe, desvendando ao mesmo tempo a trama armada pelo seu namorado Sandro, filho do amante bandido da mãe. Angela quase morre na aventura, mas consegue recuperar Maddalena, que retorna ao lar, à família, aos valores burgueses, tentando entender o que lhe aconteceu, tratada agora pelo Dr. Charles Ackroyd (o grande ator Reginald Tate, numa de seus raros papéis no cinema). Um filme sem dúvida espantoso para sua época e ainda intrigante quando revisto hoje.

Filmografia

1945

Madonna of the Seven Moons.

They Were Sisters.

1946

Caravan.

1947

Dear Murderer.

1948

The Calendar.

1948

Quartet (episódio: “The Kite”).

1949

Don’t Ever Leave Me.

1950

Lilli Marlene.

1952

Hindle Wakes.

1953

Stryker of the Yard.

The Wedding of Lilli Marlene.

1956

Colonel March of Scotland Yard (série de TV em 9 episódios).

The Adventures of Sir Lancelot (série de TV).

Douglas Fairbanks, Jr., Presents (série de TV em 12 episódios).

The Adventures of Robin Hood (série de TV).

1957

Stryker of the Yard (série de TV).

West of Suez.

Morning Call.

1958

Death Over My Shoulder.

Fiend Without a Face (O horror vem do espaço).

Ivanhoe (série de TV em doze epsódios).

Horrors of the Black Museum.

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